Compartilhe

CORONAS, Viviane Siqueira et al. Dentinal Tubule Penetration of a Calcium Silicate-Based Root Canal Sealer Using a Specific Calcium Fluorophore.

Braz. Dent. J. vol.31 no.2 Ribeirão Preto Mar./Apr. 2020 Epub June 12, 2020
https://doi.org/10.1590/0103-6440202002829

Os cimentos obturadores devem apresentar adequadas propriedades físico-químicas, dentre elas um bom escoamento e penetração intratubular. Estas propriedades são desejáveis com o objetivo de aumentar o embricamento mecânico da obturação, melhorar o selamento e atingir os micro-organismos presentes no interior do túbulos dentinários. Por isso, além da avaliar essas propriedades dos cimentos, diversos autores propõem métodos auxiliares para agitação do cimento obturador.

            Neste estudo, os autores avaliaram a penetração intratubularintratubular do cimento BiocerâmicoSealer Plus BC agitados com Lentulo, Easy Clean e agitação Ultrassônica (Irrisonic) em comparação com AH Plus e agitado com Lentulo. Para isso, foram utilizados raízes mesiais de molares superiores e a metodologia de Microscopia Confocal de Varredura a Laser. A penetração intratubular no terço médio  e apical foi avaliada.

            Os resultados demonstram que  não houve diferença significante entre o cimento Biocerámico e o AH Plus agitados com Lentulo nos dois níveis avaliados. Além disso, não houve diferença entre os diferentes métodos de agitação e os níveis avaliados. No entanto, houve alta penetração intratubular para ambos os cimentos. Estes resultados estão de acordo com estudos prévios que demonstraram que o cimento Sealer Plus BC apresentaram uma taxa de escoamento semelhante ao AH Plus.

            Embora os cimentos avaliados apresentem diferentes composições, o que poderia interferir nos resultados, há necessidade de se considerar o fato do AH Plus ser um dos cimentos mais empregados no mundo e com excelentes propriedades físico-químicas, ou seja, o Sealer Plus BC apresenta propriedades semelhantes quanto a penetração no interior dos túbulos dentinários. Isso, provavelmente, fornecerá bom selamento, embricamento mecânico e efeito antimicrobiano no interior dos túbulos dentinários durante a obturação.
            Destaca-se que mais uma vez a MK Life, uma empresa nacional, apresentou excelentes resultados em comparação a empresas multinacionais, fornecendo produtos de qualidade internacional.

Se desejar baixar o PDF do Artigo, clique aqui ou leia o artigo abaixo.


Leave a Reply

Your email address will not be published.