Compartilhe

Gabriel Barcelos Só, Giovana Siocheta, Pedro Calefi, et al. Cyclic and Torsional Fatigue Resistance of a New Rotary File on a Rotary and Reciprocating Motion. Authorea. March 10, 2023.

DOI: 10.22541/au.167845521.13528216/v1

Os instrumentos mecanizados de Níquel-titânio são amplamente utilizados por especialista e clínicos gerais devido sua segurança e eficiência durante o preparo e retratamento dos canais radiculares. Convencionou-se que os instrumentos reciprocantes possuem corte para a esquerda, enquanto os rotatórios para a direita. No entanto, com os motores abertos, os quais realizam movimentos reciprocantes e rotatórios para o lado direito e esquerdo, podemos utilizar os instrumentos de acordo com o movimento indicado para cada situação clínica. 

Diversos estudos demonstraram que o movimento reciprocante proporciona maior resistência à fadiga cíclica, reduz o estresse torcional, proporciona baixos índices de fratura de instrumentos durante tratamento e retratamento endodôntico e capacidade de modelagem semelhante aos rotatórios. Sendo assim, torna-se oportuno fundamental o endodontista utilizar essa cinemática nas anatomias mais complexas de desafiadoras. 

Este estudo teve objetivo de demonstrar o comportamento mecânico dos instrumentos Flat File 25.04, Logic 25.03 e Logic 25.05 nas cinemáticas rotatórias e reciprocantes. Além disso, avaliar as propriedades torcionais. 

O resultado deste trabalho demonstrou que todos os instrumentos demonstraram maior resistência a fadiga cíclica na cinemática reciprocante quando comparado com a cinemática rotatória. Além disso, os instrumentos Flat 25.04 e Logic 25.05 apresentaram maior torque para a fratura do que o Logic 25.03. Por outro lado, o instrumento 25.03 apresentou maior deflexão angular em comparação com Flat 25.04 e Logic 25.05. O instrumento 25.05 apresentou maior deflexão angular do que a Flat 25.04. 

A interpretação do resultado deste estudo demonstrou que a cinemática reciprocante é pode ser empregada nestes instrumentos, favorecendo maior resistência a fadiga cíclica. Em suma, casos de curvaturas mais complexas estes instrumentos tendem a apresentar menor chance de fratura em cinemática reciprocante. Em relação ao teste de torção, os instrumentos Logic 25.05 e Flat 25.04 apresentaram maior torque para a fratura, sendo uma propriedade importante durante o preparo de canais atrésicos. Por outro lado, a maior deflexão angular é a capacidade do instrumento se deformar previamente a fatura.  

Essa característica pode servir como um sinal clínico e visual antes que a fratura ocorra e um indicativo do descarte do instrumento. Sendo assim, os instrumentos Logic 25.03 e 25.05 apresentaram leve superioridade em relação a Flat. 

O endodontista necessita aplicar estas diferentes cinemáticas de acordo com suas necessidades clínicas. Seja uma lima flat ou com design convencional, o movimento reciprocante SEMPRE trará melhores propriedades mecânicas em comparação com a rotatória. É importante ressaltar que o movimento reciprocante torna-se fundamental para profissionais com menor experiência, tendo em vista as vantagens anteriormente citadas. 


Leave a Reply

Your email address will not be published.