Compartilhe

Loyola-Fonseca, Simone C., Campello, Andrea F., Rodrigues, Renata C.V., Alves, Flávio R.F. http://orcid.org/0000-0002-9922-8202, Brasil, Sabrina C., Vilela, Caren L.S., Gonçalves, Lucio S., Provenzano, José Claudio, Siqueira, José F. Jr., Rôças, Isabela N.

Journal of Endodontics CrossRef DOI link to publisher maintained version: https://doi.org/10.1016/j.joen.2023.06.017

O processo de desinfecção é fundamental para o sucesso da terapia endodôntica, por isso, diversos métodos complementares de ativação das soluções irrigantes tem sido propostos. A MK Life possui 3 insertos ultrassônicos (Silver, Gold e Blue) compatíveis com ultrassom com encaixe Satelec e para o UltraMint-X. Estes insertos possuem diferentes características de flexibilidades, permitindo selecioná-los de acordo com anatomia do canal radicular.

Este estudo teve o objetivo de avaliar a desinfecção da ativação do Hipoclorito de Sódio (NaOCl) realizada por insertos de aço inoxidável (Ultra-X Silver) e de Níquel-Titânio (Ultra-X Blue) em canais mesiais de molares com classificação de Vertucci II (2 canais terminando em único forame). Os dentes foram contaminados por meio de cultura bacteriana obtidas de bolsas periodontais por um período de 30 dias. Então, os canais foram instrumentados com o TruNatomy (36.03) e XP-Endo Shaper (30.04). Durante a instrumentação os canais foram irrigados com NaOCl 2.5%. A coleta foi realizada antes e depois da instrumentação e após agitação final com os insertos Silver e Blue. Além disso, foi realizada uma análise do em Micro-CT para avaliar a qualidade de preparo.

Os resultados demonstraram que os sistemas Trunatomy e XP-Shaper obtiveram capacidade desinfecção similares. Após a ativação ultrassônica com os insertos Silver e Blue reduziram de forma de significante a cultura bacteriana, tendo cultura negativa em 59% (Silver) e 65% (Blue). Além disso, não houve diferença significante em relação a áreas não preparadas entre os grupos.

A conclusão deste estudo demonstrou a importância dos métodos suplementares de agitação do irrigante para o sucesso da terapia endodôntica, sendo que os insertos Blue e Silver foram efetivos na redução da carga bacteriana. No entanto, o inserto Blue apresentou maior efetividade em comparação o inserto Silver.

A agitação da solução irrigadora dos canais radiculares é uma etapa de suma importância, tornando-se uma etapa obrigatório durante o tratamento, mas não opção, tendo em vista o impacto clínico proporcionado.


Leave a Reply

Your email address will not be published.