Compartilhe

de Moraes Cruz, V, Duarte, MAH, Kato, AS, Alcalde, MP, Coelho, LAS, Tanomaru-Filho, M, et al. Impact of the final agitation system in the irrigant diffusion inside the root canal: A micro-CT analysis. Aust Endod J. 2023; 00: 1– 8. https://doi.org/10.1111/aej.12735

A irrigação dos canais radiculares possui um papel fundamental durante o preparo mecânico dos canais radiculares, auxiliando na lubrificação, antissepsia e limpeza do sistema de canais. No entanto, a limpeza da região apical torna-se um desafio devido a complexidades anatômicas e o efeito de “Vapor Lock” (presença de bolhas de ar). Sendo assim, torna-se fundamental métodos de agitação para propiciar melhor preenchimento e escoamento do irrigante para as áreas de complexidades.

Atualmente, existem diversos métodos de agitação, os quais apresentam mecanismo de ação diferentes, no entanto, sempre com o mesmo o objetivo, a otimização da limpeza. Este estudo teve o objetivo de comparar por meio de Microtomografia Computadorizada o volume de irrigante e sua difusão nos canais mesiais de molares superiores empregando a irrigação convencional, Agitação Sônica (Endoactivator), Irrigação Passiva Ultrassônica, o RinsEndo e o XP-Clean.

Foram selecionados 60 canais mesiais de molares superiores, os quais foram preparados até o instrumento 40.04 do sistema MTwo. Então, foi utilizado como irrigante o contraste Terebrix 35 para possibilitar a visualização no Micro-CT. Esse contraste foi inserido por meio de irrigação convencional (grupo controle) e realizado diversos métodos de agitação. Então, escaneado em Micro-CT para avaliar o volume de irrigante e presença de vazios no canal radicular da raiz mesial. Os resultados demonstraram que todos os métodos de agitação proporcionaram melhor difusão do contraste e maior volume de irrigante no terço apical em comparação com a irrigação convencional. O grupo da agitação passiva ultrassônica e o XP Clean proporcionaram melhores resultados em comparação com Endoactivator, RinsEndo e irrigação convencional.  Não houve diferença significante entre irrigação passiva ultrassônica, XP Clean, Endoactivator e RinsEndo.

Os resultados deste trabalho evidenciam a importância dos diferentes métodos de agitação para o adequado preenchimento e limpeza dos canais radiculares. Todos os métodos de agitação foram mais efetivos quando comparados com a irrigação convencional. Portanto, a irrigação convencional não deve ser empregada de forma isolada durante a terapia endodôntica. Baseado nos resultados deste estudo, a irrigação passiva ultrassônica, XP Clean e Easy Clean são métodos que devem ser empregados para agitação do irrigante. Além disso, são métodos de fácil acesso e técnica simplificada.

Se desejar baixar o PDF do Artigo, clique aqui ou leia o artigo abaixo.


Leave a Reply

Your email address will not be published.