Compartilhe

Theodoro Weissheimer; Luana Heck; Pedro Henrique Souza Calefi; Murilo Priori Alcalde; Ricardo Abreu da Rosa; Rodrigo Ricci Vivan; Marco Antonio Hungaro Duarte and Marcus Vinicius Reis So.

https://doi.org/10.1111/aej.12474

Os instrumentos mecanizados de NiTi são submetidos a um alto estresse cíclico e torcional durante o retratamento endodôntico, por isso é fundamental conhecer as propriedades destes instrumentos.

Este estudo avaliou as propriedades flexurais, torcionais e de dobramento dos instrumentos empregados para o retratamento endodôntico: Pro-R 25.08 (Mk Life), Logic RT 25.08 (Easy), Mk Life Retratamento (MK Life) e ProTaper D2 25.08 (Dentsply).

Os autores utilizaram metodologias consagradas e previamente publicadas em periódicos nacionais e internacionais. Em relação a fadiga flexural, os instrumentos Pro-R e Logic RT apresentaram número de ciclos semelhantes (sem diferença estatisticamente significante), assim como MK Retratamento e ProTaper D2. O teste de dobramento em 45° demonstrou que o instrumento ProTaper D2 apresentou maior torque em comparação os demais instrumentos. Logic RT 25.08 apresentou o menor valor, sem diferença significante com o instrumento Pro-R. Por último, o teste de fadiga torcional demonstrou que Logic RT apresentou maior torque e deflexão angular, sem diferença estatística significante com ProTaper D2. Baseado no resultados deste estudo, podemos considerar que os instrumentos Pro-R e Logic RT são mais seguros para o preparo de canais com curvaturas mais acentuadas. Além disso, todos os instrumentos apresentam propriedades torcionais adequadas e seguras para o retratamento.

Os autores sugerem que estudos futuros serão necessários para avaliar a efetividade na remoção de material obturador e a qualidade de preparo proporcionado pelos sistemas avaliados.

Os autores concluíram que os instrumentos Pro-R e Logic RT apresentaram maior resistência a fadiga cíclica. As características de design e tratamento térmico estão diretamente relacionados com as propriedades mecânicas dos instrumentos.

Se desejar baixar o PDF do Artigo, clique aqui ou leia o artigo abaixo.


Leave a Reply

Your email address will not be published.