Compartilhe

Silva EJ, Hecksher F, Vieira VT, Vivan RR, Duarte MA, Brasil SC, Antunes HS. Cytotoxicity, antibacterial and physicochemical properties of a new epoxy resin-based endodontic sealer containing calcium hydroxide. J Clin Exp Dent. 2020 Jun 1;12(6):e533-e539.

Publicação <https://doi.org/10.4317/jced.56534

A obturação dos canais radiculares é uma etapa fundamental para o sucesso da terapia endodôntica, visando obter um selamento adequado e evitando a infiltração de microrganismos. Sendo assim, o cimento obturador deve apresentar boas propriedades físico-químicas e biológicas.

           Durante muitos anos o cimento AH Plus foi considerado o cimento obturador padrão-ouro dentre os diferentes cimentos obturadores, sendo utilizado em diversos estudos como referência de comparação. O endodontista ou clínico geral busca utilizar cimentos que contemplem boas propriedades em associação a um bom custo benefício. Por isso, nos últimos anos, a MK Life buscou o desenvolvimento de um cimento excelente pensando em você.

            O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades físico-químicas, antimicrobianas e citotoxicidade do cimento AH Plus com o cimento Sealer Plus (Mk Life). A metodologia empregada na realização deste trabalho foram previamente utilizadas em diversos artigos publicados em periódicos de impacto internacional e nacional. A citotoxicidade foi realizada de acordo com as especificações ISO-10993-5 usando MTT ensaio para verificar a viabilidade de Fibroblasto 3T3 em períodos de 1 a 4 semanas. A atividade antibacteriana foi avaliada por meio do teste de contato direto contra Enterococcus faecalis.  A avaliação de radiopacidade, solubilidade e escoamento foram realizadas de acordo com as especificações ISO-6876/2012. O tempo de presa foi monitorado de acordo com o padrão ANSI / ADA-n.57. O nível de pH foi mensurado em 3,24,48,72 e 168 horas.

            Os resultados demonstraram que os cimentos AH Plus e Sealer Plus apresentaram efeitos similares citotoxicidade após 24 horas e 1 semana de manipulação e tornaram-se não citotóxico após 2 semanas. Em relação ao efeito antimicrobiano frente ao Enterococcus faecalis similares, reduzindo significantemente após 7 dias. O cimento AH Plus apresentou maior radiopacidade e escoamento do que o Sealer Plus, ambos estiveram dentro das normas exigidas. Além disso, ambos os cimentos apresentaram mesmo níveis de solubilidade e pH, o qual foi próximo ao neutro. Por último, o cimento AH Plus apresentou maior tempo de presa em relação ao Sealer Plus.

            Os resultados deste estudo demonstraram que o cimento Sealer Plus apresentou propriedades físico-químicas e biológicas semelhantes ao cimento AH Plus. Adicionalmente, apresentou tempo de presa menor. Sendo assim, o cimento Sealer Plus pode ser considerado um cimento obturador Padrão-Ouro no mercado Nacional e, adicionalmente, apresenta um excelente custo-benefício.

Se desejar baixar o PDF do Artigo, clique aqui ou leia o artigo abaixo.


Leave a Reply

Your email address will not be published.